Chico Ferreira
Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e Conservação (ICMBio) travou pelo menos R$ 18 milhões em investimentos no Portão de Inferno, ponto turístico entre CuiabĂĄ e Chapada dos Guimarães (50 km de CuiabĂĄ), que vem registrando recorrentes deslizamentos de terra. A informação foi confirmada pelo senador Wellington Fagundes (PL).
Em entrevista à imprensa, o integrante do PL afirmou que o montante se trata de emendas parlamentares destinadas exclusivamente para melhorias na região. Contudo, os projetos ainda não foram aprovados pelo ICMBio.
"Olha, eu tenho um recurso alocado para o Portão do Inferno, R$ 18 milhões. O que nós conseguimos foi prorrogar esse convĂȘnio, para não perder o recurso e nós vamos continuar pressionando, porque nós entendemos que o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e aí no caso a ICMBio, eles tĂȘm que ter a sensibilidade de a gente resolver um problema ali que é crucial", disse.
A atração estĂĄ situada na MT-251, principal via de acesso da Capital à Cidade Serrana. Na última semana, a Secretaria do Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) proibiu a passagem de veículos pesados no trocho, após um relatório técnico apontar pelo menos 10 pontos críticos nas encostas da margem da rodovia.
Diante da situação, o governador Mauro Mendes (União) também fez apontamentos ao ICMBio afirmando que o órgão tem dificultado melhorias na região por conta das questões ambientais
"Tem uma dificuldade muito grande, nós vamos enfrentar o ICMBio, não posso admitir essa palhaçada do meio ambiente dizer que não pode duplicar uma rodovia, porque vai mexer com o meio ambiente. É enfrentar a hipocrisia do ambientalismo no Brasil", disse na noite do último sĂĄbado (16).
Outro lado
O ICMBio se manifestou por meio de nota sobre as obras emergenciais do Portão do Inferno. Confira abaixo:
"Na última quarta-feira (13), a Sinfra-MT encaminhou dois documentos ao ICMBio solicitando avaliação sobre intervenções emergenciais no Portão do Inferno, com previsíveis impactos ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Estes foram os primeiros documentos indicando a necessidade de intervenções imediatas, sem quaisquer relações com outros empreendimentos - como viadutos, duplicação de pista, túnel, dentre outros, indicados nos documentos anteriores.
Em resposta, o ICMBio encaminhou posicionamento à Sinfra-MT reafirmando a competĂȘncia legal da secretaria estadual para a manutenção e segurança da rodovia estadual MT-251, inclusive no trecho em que estĂĄ inserida no Parque. O Instituto agora aguarda o projeto de intervenção da Sinfra-MT que, quando apresentado, serĂĄ analisado com alta prioridade considerando a urgĂȘncia do caso.
O Instituto permanece à disposição do Governo do Estado de Mato Grosso para orientar sobre as recomendações que envolvem o Plano de Manejo da unidade de conservação"
Fonte: GAZETA DIGITAL