LEGISLAR

Governo deve instalar torres de telefonia nas regiões que não tiverem cobertura do Ministério das Comunicações

Por Notícia de Valor em 13/12/2023 às 08:44:59

Ronaldo Mazza

Em entrevista no programa Comando Geral (TV Cuiabá 11.1), o deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), apontou como um dos resultados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, o compromisso do Governo do Estado de instalar torres de telefonia em todos os povoados-aglomerados rurais e urbanos que não tiverem cobertura do Ministério das Comunicações.

Segundo Diego Guimarães, o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), o governador Mauro Mendes (União) e o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, já se comprometeram com a causa. "O Pivetta pediu ao ministro das Comunicações que passasse para Mato Grosso quais são os compromissos das empresas até o final do leilão 5G, cujos compromissos assumidos vão até 2028, e aqueles distritos que não serão cobertos pelo Ministério das Comunicações, o vice-governador Otaviano Pivetta, o governador Mauro Mendes e também o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, determinaram um levantamento para ver quanto custa e o Estado de Mato Grosso vai bancar a instalação e torre de telefonia em todos os povoados, aglomerados rurais ou urbanos que não estejam cobertos", disse o parlamentar.

Diego Guimarães fez questão de destacar que outro exemplo é "o distrito de União do Norte, de Peixoto do Azevedo, com quase 12 mil habitantes, que não tem telefonia, não tem internet. Agora vai ser instalado".

O deputado também adiantou que vai pedir a prorrogação da CPI da Telefonia. "Nós vamos pedir a prorrogação da CPI por mais 180 dias e com esse trabalho acredito que vamos dar uma amenizada na situação da telefonia em todo o Mato Grosso. Eu acredito que a CPI vai se encerrar com a inauguração desse programa lá em União do Norte. Vai ser o grande marco da telecomunicação, da conectividade do Estado de Mato Grosso o lançamento desse programa", afirmou.

"Agora é quantificar, mapear quantos povoados, quanto vai custar e aí vem a parte burocrática, o chamamento público das empresas. Eu acredito que Mato Grosso virará a página nos próximos dois anos com relação a conectividade, sendo um exemplo para o Brasil de como a coisa pode funcionar. Essa CPI está dando resultado e o resultado vai ser maior ainda ao longo dos anos em prol daquele que precisa do serviço de telefonia e internet móvel", resumiu.

Fonte: O DOCUMENTO

Comunicar erro
LOJA MARISTELA

Comentários

3