Candidatos a prefeito avaliam debate e criticam oponentes

Por Vinicius Mendes em 03/10/2024 às 09:55:22

Após a conclusão do debate com os candidatos à Prefeitura de Cuiabá, realizado pela TV Vila Real, do Grupo Gazeta de Comunicação, Lúdio Cabral (PT), Abilio Brunini (PL), Eduardo Botelho (União) e Domingos Kennedy (MDB) se queixaram da postura uns dos outros e, alguns deles, destacaram o foco em propostas.


O candidato do PT na disputa, Lúdio Cabral, destacou à imprensa a importância da realização de debates, principalmente pela proximidade com o dia de votação, 6 de outubro.

"O debate é sempre importante, cada debate é uma história e ele conta a verdade sempre, porque os candidatos estão todos em condições de igualdade para perguntar e responder da forma como entender, e a população acompanhando, atenta para poder fazer a melhor escolha. Está chegando a hora da decisão da população, (...) então agora vai olhar, vai parar e escolher o melhor, quem está mais preparado para governar a nossa cidade, nós estamos muito, mas muito animados, com o ânimo forte de que chegaremos lá, vamos ao segundo turno e vamos vencer as eleições", disse.

Sobre o seu desempenho, Lúdio afirmou que manteve o respeito durante o debate e se preocupou em apresentar suas propostas.

"Qual é o meu dever? Respeitar a população, como eu respeitei aqui no debate, fazer propostas, responder a todas as questões, esclarecer sobre a realidade dos candidatos que estão se apresentando para a disputa das eleições e aguardar o julgamento livre e consciente da nossa população", pontuou o candidato.

Já Abilio Brunini, do PL, não falou sobre seu desempenho. Em entrevista após a sabatina, ele destacou que não teve todas suas perguntas respondidas. Reforçou as acusações que fez contra Eduardo Botelho relacionadas às emendas parlamentares.

"O Botelho fugiu de todas as nossas perguntas, principalmente nos escândalos da Assembleia Legislativa. Você tem ali na Assembleia Legislativa, pode pesquisar, R$ 9 milhões de emendas do Botelho para um instituto (...) para fazer lives, aulas online, não aconteceu, não se tem notícia dessas aulas", disse.


A princípio, Botelho não parou para falar com a imprensa. Neste momento Abilio aproveitou para dizer: "ô Botelho, espera aí pô, responde aqui cara, não foge não (...), o Botelho está fugindo dos jornalistas".

O candidato do União, entretanto, acabou falando depois sobre seu desempenho. Ele disse que tentou focar em propostas, já que é isso que interessa ao eleitor, e lamentou os ataques que sofreu.

"Eu foquei em mostrar propostas, continuei com minha estratégia que é de trabalhar em cima dos problemas de Cuiabá. Embora eu tenha sido muito atacado, os candidatos passaram o tempo inteiro me atacando, gastando seu tempo com ataques, mas eu foquei nas propostas, porque as pessoas querem saber quem é que vai resolver os problemas delas em Cuiabá, quem vai resolver o problema das ruas que não têm asfalto, quem vai melhorar a saúde, quem vai construir creches, então eu foquei nestes assuntos que a população quer saber".

O candidato do MDB, Domingos Kennedy, avaliou como positiva sua participação no debate e disse que foi surpreendido com as acusações feitas entre seus adversários.

"Foi muito bom, propositivo, ali a gente fica sabendo de certas coisas que a gente nem imagina, não é o mundo que a gente vive, a gente fica triste porque tantas emendas que poderiam mandar para a saúde e educação e vão para estas coisas aí que a gente não sabe qual é a finalidade realmente, mas vamos trabalhar, vamos fazer proposta, estamos crescendo muito, graças a Deus, nosso trabalho está firme, ficha limpa e nós vamos para o segundo turno, se Deus quiser".

Diferente do primeiro debate realizado pela TV Vila Real, no último dia 3 de setembro, desta vez Kennedy também foi alvo de alguns ataques, principalmente relacionados ao seu partido e sua ligação com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Porém, ele destacou que é ficha limpa.

"Eu nem percebi se teve, teve ataques? Eu nem vi, porque eles não conseguem me atacar, atacar em que? Nunca roubei ninguém, nunca participei de esquema nenhum, nunca mandei emenda para nenhuma instituição, eu vou trabalhar, gente, é isso que eu sei fazer, a vida inteira, há 39 anos que eu trabalho, não vendo nada para a Prefeitura, não vendo nada para Governo e vamos trabalhar firme e forte, conquistar o voto do nosso povo porque ficha limpa, honesto e transparente sou eu".

Fonte: Gazeta Digital

Comunicar erro

Comentários

3