Review | Tekken 8 é a experiência perfeita para veteranos e novatos

Tekken 8 está disponível para PC, Xbox Series e PlayStation 5.

Por Notícia de Valor em 31/01/2024 às 09:39:50

Tekken é uma das séries mais aclamadas nos jogos de luta, tendo sua ascensão na era do PS1 e continuando o legado do gênero quando algumas franquias gigantes como Street Fighter desapareceram das prateleiras por algum tempo e Mortal Kombat vinha cambaleando com lançamentos de qualidade irregular na era do PS2.

Tekken 8 continua a saga do eterno conflito entre a família Mishima, trazendo algumas inovações e novos personagens. Com tantos excelentes lançamentos de jogos de luta nos últimos anos, é tempo de vermos como a nova entrada da série de longa data da Namco saiu.

Se Prepare para a Próxima Batalha!

De certa forma, toda a série Tekken é sobre legados e como os personagens lidam com suas origens, se vão aceitá-las ou rejeitá-las. Tekken 8 abraça esse legado como nenhum jogo fez antes, reconhecendo as vitórias e falhas dos jogos anteriores e tentando trazer novos elementos da melhor forma possível. Assim podemos dizer que mesmo a forma como o jogo foi desenvolvido e apresentado reflete a história dos próprios jogos. Vamos começar falando do sistema de luta deste jogo. Algo que vários veteranos vão notar como uma inovação no jogo é o sistema de heat. Cada um dos personagens no início de cada round possui uma barra azul logo abaixo do indicador de vida, este é o indicador de heat. Quando ativado, o personagem entra em um modo agressivo, ganhando um buff de dano (mesmo quando o adversário bloqueia, uma parcela do dano ainda é tomado) e ganha novos movimentos como o heat dash, que o aproxima rapidamente do oponente e o heat smash, que possibilita um combo devastador.

No entanto, ambos os movimentos drenam a barra rapidamente. Se utilizar bem o heat, você terá 10 segundos de vantagem. Na minha experiência os melhores momentos para usar são logo no início da partida para estabelecer dominância sobre o adversário ou quando ele está com a vida baixa, para terminar logo a luta. No entanto, vai de cada um a forma de utilizar. Fique atento ao timing dos golpes, algo sempre muito importante, especialmente quando o modo está ativo.

Ainda temos uma mecânica chamada "recoverable gauge", que será familiar para aqueles que jogaram os spin-offs Tekken Tag Tournament. Os jogadores notarão que na barra de vida quando o personagem toma dano fica um espaço transparente. Este espaço pode ser preenchido e a maneira de fazer isso é, mais uma vez, ser o mais agressivo possível. Com os ataques a barra de vida é integrada novamente até o espaço indicado e mesmo quando o adversário bloqueia isso acontece.

Assim temos diversas formas em que o jogo te incentiva a ser agressivo e pune quem fica demais na defensiva, adicionando mais dinamismo às partidas do que qualquer um dos Tekken anteriores que costumavam focar mais em defesa. Aqui a melhor defesa é sempre o ataque.

Novos modos!

Dentro dos modos offline também temos novidades interessantes, aliás vale ressaltar que esse Tekken tem muito mérito no quesito conteúdo, há muito para se descobrir dentro do jogo. Temos aqui os modos história "Despertar das Trevas" e os episódios individuais de cada personagem.

O modo Arcade clássico tradicional que não pode faltar nos jogos de luta se faz presente (Depois do fiasco do lançamento de Street Fighter V, sempre checo para ver se o modo está lá) e também os modos "Missão Arcade" e "Batalha com o Fantasma".

Batalha Arcade lembra um pouco o modo história do recente Street Fighter 6 pelo fato de que você cria um personagem logo no início, se lançando em uma aventura. Mas ao contrário daquele jogo, seu avatar representa um jogador de Tekken e não um lutador. A criação de personagem também não é tão rebuscada quanto no jogo da Capcom, seu avatar acaba lembrando muito os que temos na Xbox Live.

Neste modo, o jogador vai se lançar em uma jornada para se tornar um campeão de torneios de Tekken, entrando em diferentes fliperamas e enfrentando diversos jogadores diferentes, melhorando suas habilidades. É um modo ideal para novos jogadores que querem aprender mais sobre a jogabilidade geral e as novas mecânicas de Tekken antes de se lançarem no modo online, onde enfrentarão oponentes muito mais proficientes no jogo do que qualquer IA poderia ser.

Falando em IA, no modo Batalha com o Fantasma, o jogador poderá aprimorar suas habilidades lutando consigo mesmo. Trata-se de uma IA que copiará os movimentos do personagem que você está usando e como você reage a certas situações com cada personagem e aplicará em futuras batalhas.

Creio que este é o melhor modo para se treinar a luta com jogadores reais no modo online e uma adição genial nesta nova versão de Tekken. Além de lutar contra seu próprio fantasma, você também pode lutar contra fantasmas criados pelos próprios desenvolvedores.

Além disso, ainda temos o retorno do clássico modo Tekken Ball que não aparecia desde o Tekken 3 ainda no PS1. Nos modos online temos partida casual, para aqueles que querem uma partida rápida sem se preocupar com ranking e a partida por ranking onde o jogador pontua a cada luta, valendo uma ascensão a novas categorias.

Conheça os lutadores!

O acervo de lutadores neste jogo é bem interessante, aqui podemos notar a presença de personagens recorrentes e que não poderiam faltar de jeito nenhum em Tekken como Jin Kazama, Kazuya Mishima, Hworang, King, Yoshimitsu, entre outros. Há ainda o retorno de alguns personagens que não se via há algum tempo na série como Jun Kazama, que fez sua última aparição no spin off Tekken Tag Tournament 2 e na série original era jogável apenas em Tekken 2. Além dela, o ninja Raven, que não dava as caras desde Tekken 6 também retorna no novo jogo.

A variedade de personagens traz sempre possibilidades bem diversas aos gameplays, com personagens como King que são versados em agarrões, Asuka e Jun, que possuem reversals e counters poderosos, os que possuem golpes muito rápidos como Leroy e Marshaw Law e aqueles que possuem um maior equilíbrio dessas características como Jin e Kazuya.

Juntando-se a estes veteranos, temos três novas adições, Azucena, uma peruana que possui uma fazenda de café e pretende anunciar sua marca entrando no torneio. Victor, um super espião, dublado pelo ator Vincent Cassel, que luta usando diversas armas e gadgets interessantes que parecem ter saído de um filme exagerado de super espião com um toque de sci fi.

Por fim, temos Reina, uma garota misteriosa que parece ter herdado o estilo de luta de Heihachi Mishima, que dessa vez não está presente, tendo falecido no jogo anterior. Assim, Reina tapa o buraco deixado por este que era um dos personagens mais populares da série, enquanto ainda tem seus golpes únicos, sendo a adição mais interessante.

Casos de família

A história de Tekken acompanha uma família um tanto desconjuntada que é a Mishima. No primeiro jogo vemos que Heihachi não era um pai nada exemplar, jogando seu filho, Kazuya de um precipício, evento que desencadeia um desejo de vingança em Kazuya e esse desejo é o que move a trama de toda a série para a frente. Após finalmente conseguir sua vingança definitiva em Tekken 7, Kazuya decide que vai dominar o mundo e para isso ele precisa obter os poderes do demônio original, Azazel, que está selado no braço de Zafina.

Esta é a premissa inicial do jogo e já nota-se nesta descrição diversos tropes que são muito comuns em animes. Tekken não tem vergonha em assumir os exageros dos animes shounen, com resultados diferentes em cada jogo.No caso de Tekken 8, o resultado foi bem satisfatório. Na nova história temos Jin como protagonista e ele enfrentando tanto a seu pai com seu perigoso delírio de grandeza, quanto a si mesmo, estando em uma busca por redenção pelos seus erros passados, como trilhar uma rota sombria em Tekken 6, por exemplo.

Tekken 8 busca principalmente fechar o arco de rivalidade entre Jin e seu pai, Kazuya, assim como o 7 encerrou o de Kazuya e Heihachi. Tekken era conhecido na era do PS1 por possuir uma certa densidade na história que era um tanto incomum em jogos de luta, é o caso aqui novamente. Mas, o novo jogo faz isso adicionando também bastante humor, em algumas cenas da história principal e especialmente nos episódios de personagens.

Conclusão

Tekken 8 é um excelente jogo de luta com diversos modos e personagens para se explorar e ficar horas apenas aprendendo os movimentos de cada um. Possui uma ótima história que busca colocar um fim na rivalidade entre Jin e Kazuya e quebrar de uma vez por todas a maldição da família Mishima e possui uma boa variedade de personagens, com mais ainda por vir, como meu favorito, o capoeirista Eddy Gordo confirmado como primeiro personagem DLC.

Para os veteranos de jogos de luta, fica mais do que recomendado e mesmo os novatos podem encontrar algumas coisas para apreciar neste novo jogo. Felizmente, a comunidade gamer recebe mais um excelente título neste gênero.

Fonte: HITSITE

Comunicar erro
LOJA MARISTELA

Comentários

3